Conheça termos contábeis que todo médico deve saber

Categoria: Contabilidade Médica

O médico precisa familiarizar-se com os termos e procedimentos da rotina de trabalho do contador. Essa compreensão mútua é essencial para alcançarem juntos melhores resultados e uma gestão mais eficiente.

A contabilidade desempenha um papel fundamental em qualquer negócio, não apenas em questões fiscais. Ela é essencial desde o momento da abertura da clínica ou consultório, em sua operação diária, na busca pelo crescimento e também na tomada de decisões estratégicas.two people fishing kayak black stetson hat Iowa State Football Uniforms custom kings jersey asu football jersey pepe jeans outlet adidas yeezy boost 350 turtle dove nike air jordan 1 elevate low Florida state seminars jerseys jock strap bouncing putty egg black stetson hat smith and soul custom kings jersey oregon football jerseys

Um profissional contábil capacitado pode analisar pontos de melhoria relacionados à clínica, oferecer soluções e garantir a organização das obrigações tributárias. A integração contínua de seus conhecimentos com os do profissional da saúde resulta em resultados significativos. A seguir, apresentamos alguns dos termos contábeis mais comuns para auxiliar nessa compreensão mútua.

Balanço patrimonial

Este relatório apresenta de forma objetiva a situação financeira e contábil da clínica ou consultório ao longo de um determinado período.

Nele estão consolidados os ativos da empresa, as obrigações tributárias, os investimentos realizados e as fontes de recursos utilizadas.

Por meio desse relatório, é possível analisar toda a trajetória empresarial até o momento e avaliar a eficácia das estratégias contábeis adotadas pela empresa.

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

O resultado líquido de um exercício financeiro é demonstrado através de um informe contábil obrigatório que detalha as receitas e despesas, indicando se houve lucro ou prejuízo.

Custo fixo

O custo fixo refere-se aos gastos da empresa necessários para o seu funcionamento diário, os quais não sofrem alterações, tais como conta de energia, aluguel, folha de pagamento e outros itens.

Custo variável

São aqueles custos para realizar uma tarefa diferente do habitual, algum evento ou outra situação que gere uma nova demanda, resultando em horas extras a serem pagas, novos insumos que deverão comprados, tudo de forma pontual.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um documento que apresenta uma previsão das entradas e saídas financeiras. Por meio dele, é possível monitorar os custos do negócio e realizar projeções financeiras de forma mais precisa.

Adaptado de Portal Contábeis.

Quer conhecer esses e outros termos? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Compartilhe este post